Encontros por uma estética e poética do Teatro Comunitário

Com aproximadamente 25 pessoas, a sala de vídeo do grupo Compa Teatro Trono, na cidade satélite de El Alto,  ficou pequena ao receber os vários representantes latino-americanos na Jornada de Diálogo da Rede Latino-americana de Teatro Comunitário. O encontro deu início às atividades locais do I Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária.

Nas palavras do facilitador do encontro, o colombiano Jorge Blandón: “a criação dessa rede prima por compreender os espaços metodológicos, de partilha estética e deliberações acerca da criação de políticas públicas para o teatro comunitário”.

Para Ivan Nogales, do Compa, o teatro possibilita a construção de experiências de descolonização do corpo, que se contrapõem ao excesso de racionalismo presente em nossas sociedades. São experiências que buscam assim recuperar os sentidos das comunidades através do corpo.

Ao mesmo tempo, são experiências que unem o teatro à vida e que buscam a formação dos sujeitos, como indicaram os representantes da Corporação Cultural Nuestra Gente (Medellín). Para Geo Britto, do Centro do Teatro do Oprimido (Brasil), é preciso compreender que a sensibilidade é algo natural, ainda que muitas vezes seja castrada.

Durante o encontro, os representantes das delegações latino-americanas compartilharam as experiências pedagógicas e suas realizações estéticas. Enrique Cisneros (México) provocou a reflexão com a pergunta “que horas são politicamente, para saber o que temos que fazer?”. Diante dessa e de outras colocações o grupo se reunirá novamente hoje (domingo), às 16h, na sede do Compa para continuar o diálogo e as reflexões sobre a formação da Rede Latinoamericana de Teatro Comunitário.

Esse texto é uma contribuição para a Comunicação Compartilhada do I Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária e foi produzido por Maitê Freitas, Pontão de Convivência e Cultura de Paz – Instituto Pólis (Brasil-SP) e Luciana Lima (USP). 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

3 + 4 =